Efeito 41-Paradoxo que quebra um paradigma

Mobilização. Uma palavra que traz em si uma característica forte, um poder intrínseco, um friozinho na barriga, misto de aventura e responsabilidade, compromisso e perigo, risco calculado de lucros e danos.

Alicerçado numa metáfora puramente masculina e simplista, vou ilustrar um princípio poderoso e universal, de forma clara e abrangente, para grifar bem o paradoxo e destruir (ou pelo menos detonar bastante) o paradigma.

Qual é o paradoxo? Um bilhão pode ser e agir como um único ser. E não se reconhecer. Não ter nenhum poder.

Qual é o paradigma? Tem mais poder quem tem “um bilhão”.


A metáfora


Dentro de um quartel comum numa zona estratégica, convivem diariamente juntos uns mil militares. Destes, uns 750 calçam coturno nº41, o resto se vira do 36 ao 43, com um ou dois homens calçando 44/45. Desses mil, uns 700 são soldados, cabos e sargentos, ou seja, os postos mais baixos. Dos mil, uns 850 homens estão insatisfeitos com seus coturnos, e se queixam do mesmo problema. São a vasta maioria.

Felizmente, o coturno do comandante não incomoda. E o do intendente (que faz as compras de material e comida), também não! Eles ouvem o queixume da tropa e decidem: “Motim! Temos que punir a tropa para evitar o caos!”.

E assim se faz.

Agora, cogitemos uma alternativa a esse desfecho. Começando pelo fim, ao invés de se queixar ao comando, dois ou três colegas conversam informalmente com os outros e reúnem informações sobre os problemas com os coturnos. Depois disso, eles pedem autorização de um comandante imediato para mandar o relatório ao fabricante dos coturnos informalmente, como uma sugestão. Esse comandante de Grupo (um tenente por exemplo), compra a briga dos “de baixo”, e a fábrica decide visitar o quartel.

Durante uma reunião no refeitório, todos os queixosos se manifestam e fica óbvio que se uma mudança geral não é possível, pelo menos no nº41 é obrigatória. Como o contingente de 41 é enorme, acaba sendo economicamente viável para o fabricante mudar tudo em todos. Alegria geral graças ao EFEITO 41.



Aplicação

A mola deste princípio é o “problema de todos”. E a solução é a mobilização firme e objetiva. Devemos evitar ao máximo o confronto com pessoas que estão socialmente “acima” e resolver o máximo do processo “em baixo”, trazendo soluções semiprontas, quase resolvidas para os líderes. Se formos realmente inteligentes, nossos líderes só precisarão dizer ‘sim’ ou ‘não’ para nossos projetos e idéias. Entretanto, isso se torna mais fácil quando essa idéia vem amparada nos ombros de um grupo, e esse grupo mostra fidelidade e apoio ao líder. Isso chega ao coração do líder como segurança e respeito, e volta como confiança e autonomia.

Raros são os casos em que a mentalidade de facilitador não obteve êxito. Nesses casos os líderes demonstravam uma clara inabilidade de estar no cargo que ocupavam, o que gera neles uma tremenda insegurança. O medo de errar está sempre presente e o espírito da inovação e do empreendimento não existe. É fácil identificar essa espécie através de frases do tipo a seguir, com respostas que se usadas, endoidecem o interlocutor:

  • tentamos e não deu certo. (Será que tentaram mesmo?)

  • Fulano fez isso e se deu mal. (Fulano sabia o quê estava fazendo?)

  • Em time que está ganhando não se mexe. (Nem quando o Ronaldinho se machuca?)

  • Sempre foi assim, pra que mudar agora. (Se nunca mudou, quando sair apague as velas...)

  • Meu avô fez assim, meu pai fez... (Gabrié-éla)

  • Não se meta numa área que só diz respeito à chefia. (Ótimo, quando se ferrarem estaremos juntos, não é mesmo...)

  • Cuide do seu trabalho. (O correto não seria ‘vamos cuidar do nosso’?)

  • “Os Valores desta empresa são o Exemplo e a Tradição dos nossos fundadores.”. (Sem problema. Que exemplo e que tradição são essas mesmo?)



E existem muitas outras que você já deve ter escutado. O que importa é saber se você pode fazer ou não algo em prol do todo. Pessoas como as que usam as frases acima sempre vão existir. E se os que têm o tino da mobilização ficarem apenas sonhando com sua Utopia, o time dos Burrinhos de Padeiro, vai definir as regras do jogo, onde será o jogo e quem vai jogar, mesmo que eles percam o jogo ou joguem muito mal. E talvez nem merecessem jogar.

O problema é que as épocas passam e apenas poucos se mobilizaram. E quando isso aconteceu, eles derrubaram Nabucodonosor, Alexandre, Napoleão, o Regime Czarista, Hitler, a Ditadura, Collor.

Com mobilização se construiu o Templo de Salomão, Nostradamus livrou a Europa da peste negra, se reconstruiu a Alemanha no pós-guerra, Israel se tornou um Estado autônomo, o Brasil ficou independente, foi criado o software livre e o Linux se tornou um gigante, erradicou-se a poliomielite, e várias outras doenças via campanha de vacinação, e muito mais.

Claro que existe a mobilização para o mal, mas ela pode ser vencida e superada por uma simples idéia boa, dita e feita na hora certa, pelas pessoas que estiverem realmente comprometidas com ela, e cuja recompensa esperada seja primeiro, o bem de todos.

Calcem eles 41 ou não!

Mobilizemo-nos, e mudaremos as nossas vidas. E tudo mais que pudermos mudar pra melhor, para o nosso próprio bem.



Juliano Leal, MRM-MARP.

Comentários

  1. Graça e paz querido
    Gostei muito de suas colocações, e elas demonstram a realidade em que vive boa parte das pessoas, incluindo nossos amados irmãos.
    Shalom

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1.Ao comentar, seja educado. Faça com os outros o que você esperaria que fizessem com você. Mt. 7:12.
2.Seremos implacáveis ao responder quem agir de modo inadequado.
3. Devido a implicações legais que tem atribuído aos autores dos blogs responsabilidade pelos comentários como coniventes com as opiniões expostas, se crermos que essa opinião nos põe em risco ou nos ofende diretamente, o comentário será arquivado e removido da página.
4.Se você divulgar um blog, site ou endereço da web que contiver vírus, conteúdo impróprio ou fazer apologia ao crime, seu comentário sera apagado e o você será denunciado às autoridades competentes.
5.Apesar de ser permitido, desaconselhamos o anonimato. Preencha os campos adequadamente e comente se identificando. Se vc fornecer um email, podemos responder de forma privada, caso necessário. Pense com ética.

Postagens mais visitadas deste blog

Cuia Furada

Pólvora em Chimango

Sacrifício Diário