Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2010

Você é uma ovelha?

Shaun, O Carneiro é um desenho animado em stop motion apresentado no Brasil pela TV Cultura. Ele retrata as aventuras de uma turma de ovelhas numa fazenda e sua interatividade com os outros bichos, com o cão pastor Bitzer e com o Fazendeiro. Assista o episódio abaixo:


O que mais me impressiona no desenho é o fato das ovelhas, tipicamente famosas por sua placidez e tranquilidade, serem tão perspicazes, e as vezes até cretinas.
Não tive como não pensar em outro "rebanho" com o qual estou bem mais familiarizado: os cristãos, principalmente os assíduos frequentadores de culto, os fãs da igreja e dos seus ministérios. Se você assistir a série animada na TV pensando no comportamento dos crentes dentro das nossas igrejas, vai reconhecer vários tipos, desde o próprio Shaun, um líder sem título mas que com carisma e sagacidade consegue levar todos com ele, inclusive os líderes dele: uma ovelha gorda que só faz o que quer e vive dando trabalho para todos; a mamãe super-protetora com o res…

8° Dia O Amor não arde em ciúmes

Pois o amor é tão forte quanto à morte, e o ciúme é tão inflexível quanto à sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor. - Cantares de Salomão 8:6
O ciúme é um dos impulsos mais fortes do ser humano. Ele vem da raiz da palavra zelo e significa "Queimar com um fogo intenso". As Escrituras sutilmente dizem,
"O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja? (Provérbios 27:4)
Na verdade, existem duas formas de ciúme: o ciúme legítimo, baseado no amor, e o ilegítimo, baseado na inveja. O ciúme legítimo aparece quando alguém que você ama, que pertence a você, desvia o coração e lhe substitui por outra pessoa. Se a mulher tem um caso amoroso e se entrega a outra pessoa, seu esposo tem um ciúme justificado por causa do amor que ele tem por ela. Ele está ansioso para ter de volta o que é seu por direito. A Bíblia descreve Deus como tendo esse tipo de ciúme justo pelo Seu povo. Isso não quer dizer que Ele tem inveja de nós, desejan…

7° Dia O Amor acredita sempre no melhor

[O amor] tudo crê, tudo espera. - 1 Coríntios 13:7
Nos corredores profundos e secretos do nosso coração, existe uma sala. Ela é chamada de Sala da Admiração. É para esta sala que vão os seus pensamentos quando você se depara com coisas positivas e encorajadoras a respeito do seu cônjuge. E com freqüência, você gosta de visitar esse lugar especial. Nas paredes estão escritas palavras gentis e frases que descrevem bons atributos do seu esposo ou da sua esposa. Elas incluem características como "honestidade" e "inteligência", ou frases como "trabalho diligente", "comida maravilhosa" ou "olhos bonitos". São coisas que você descobriu sobre seu marido ou sobre sua esposa que ficaram gravadas em sua memória. Quando você pensa nessas coisas, a admiração que você tem pelo seu cônjuge começa a aumentar. De fato, quanto mais tempo você passa meditando nesses atributos positivos, mais grato você é pelo seu marido ou esposa. A maioria das coisas da S…

6° Dia - O Amor Não Se Irrita Facilmente

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. - Provérbios 16:32
O amor é tardio em ofender e pronto a perdoar. Você se irrita e se ofende facilmente? Algumas pessoas têm a frase "Nunca perca uma oportunidade de ficar chateado com o seu cônjuge" como lema. Quando alguma coisa dá errada, elas rapidamente conseguem um jeito de se beneficiarem, expressando o quanto estão frustradas ou machucadas. Mas essa reação é oposta ao amor. Irritar-se facilmente significa "estar próximo à ponta de uma faca". Não livre de ser ferido. As pessoas que se irritam facilmente são fechadas, oprimidas e prontas para reagir. Quando sob pressão, o amor não se irrita. Problemas pequenos não criam grandes contraataques. A verdade é: o amor não se ira ou se machuca a menos que exista uma razão legítima e justa diante de Deus. Um marido amoroso permanecerá calmo e paciente, mostrando misericórdia e contendo seu temperamento. Raiva e …

5° Dia - O Amor Não Maltrata

A bênção dada aos gritos cedo de manhã, como maldição é recebida. - Provérbios 27:14
Nada irrita o outro tão rápido quanto à grosseria. Arrogância é dizer coisas desnecessárias ou fazer coisas desagradáveis para a pessoa ao nosso lado. Ser rude é ser inconveniente, constrangedor ou irritante. No casamento, isso poderia ser o falar grosseiro, certos comportamentos à mesa, ou o hábito de ser sarcástico. Apesar de convivermos com isso, ninguém gosta de estar com uma pessoa rude. Comportamentos rudes podem parecer insignificantes para a pessoa que é grosseira, mas é desagradável para aqueles que recebem a grosseria. Como sempre, o amor tem algo a dizer sobre isso. Quando um homem é guiado pelo amor, ele se comporta intencionalmente de forma a fazer sua esposa se sentir confortável onde estiver. Se ela deseja amá-lo, ela irá propositadamente evitar coisas que o frustram ou causam desconforto para ele. O ponto principal é que o amor verdadeiro presta atenção em seu comportamento. Adotar este co…

4º Dia - O Amor é Atencioso

Como são preciosos para mim os teus pensamentos... Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. - Salmos 139: 17-18
O amor pensa. Ele não é um sentimento tolo que passeia pelas ondas da emoção e então cai no sono mental. Ele se mantém ocupado em pensamentos, sabendo que os pensamentos amorosos precedem as atitudes amorosas. Quando você se apaixonou, o pensamento veio quase que naturalmente. Você passou horas imaginando como seria a pessoa amada, imaginando o que ela estaria fazendo; ensaiando coisas marcantes para dizer e, depois, curtindo doces memórias do tempo que passaram juntos. Você disse sinceramente: "Eu não consigo parar de pensar em você." Mas, para a maioria dos casais, as coisas começam a mudar logo depois do casamento. A esposa finalmente tem seu marido; o marido já tem seu troféu. A caça está terminada e a perseguição encerrada, Fagulhas de romance vagarosamente tornam-se cinzas e a motivação para o pensamento esfria. Você se deixa f…

3° Dia O Amor Não É Egoísta

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honras aos outros mais do que a si próprios. - Romanos 12: 10.
Vivemos em um mundo dominado pelo "ego". A cultura ao nosso redor nos ensina a priorizar nossa aparência, sentimentos e desejos pessoais. Ao que parece, o objetivo é buscar o nível mais elevado possível de felicidade. Porém, o perigo desse pensamento se torna visivelmente doloroso, uma vez dentro do casamento. Se algum dia existiu alguma palavra que significasse o contrário de amor, essa palavra seria egoísmo. Infelizmente, o egoísmo é algo arraigado em todos nós desde o nascimento. Você pode perceber isso no modo como as crianças se comportam e, geralmente, na maneira como os adultos se maltratam. Quase todas as ações pecaminosas já cometidas podem ser relacionadas a um motivo egoísta. O egoísmo é uma característica que odiamos nos outros mas que justificamos em nós mesmos. Além disso, você não pode apontar as várias formas de egoísmo do seu cônjuge sem admitir qu…

2° Dia O Amor É Bondoso

"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo." - Efésios 4:32
A bondade é o amor em ação. Se a paciência é a maneira pela qual o amor reage para minimizar uma circunstância negativa, a bondade é a maneira como o amor age para maximizar uma circunstância positiva. A paciência evita o problema; a bondade abençoa. Uma é preventiva, a outra é ativa. Estes dois lados do amor são a pedra fundamental onde são construídos muitos dos outros atributos que discutiremos. O amor lhe faz bondoso, e a bondade lhe torna agradável. Quando você é bom, as pessoas desejam ficar ao seu redor. Elas vêem você como sendo bom com elas e para elas. A chave bíblica para a importância da bondade é:
"Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens" (Provérbios 3:3-4).
Pessoas bondosas acham favor aonde q…

1° Dia O Amor É Paciente

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. - Efésios 4:2O amor funciona. É o motivador mais poderoso e tem uma profundidade e um significado bem maiores do que a maioria das pessoas pensa. O amor sempre faz o que é melhor para os outros e tem o poder de nos fortalecer para enfrentar grandes problemas.Nascemos com uma sede perpétua de amor. Nosso coração precisa de amor, assim como nossos pulmões precisam de oxigênio. O amor muda a nossa motivação de vida.Os relacionamentos se tornam significativos com ele. Nenhum casamento é bem sucedido sem amor.O amor é construído sobre dois pilares que melhor definem o que ele é. Esses pilares são a paciência e a bondade. Todas as outras características do amor são extensões desses dois atributos. E é aqui que começa o seu desafio, com a paciência.O amor irá lhe inspirar a ser uma pessoa paciente. Quando você decide ser paciente, você responde de maneira positiva à uma situação negativa. Você é tar…

Introdução

AS ESCRITURAS DIZEM que Deus projetou e criou o casamento para ser algo bom. Ele é um
presente lindo e inestimável. Deus usa o casamento para nos ajudar a acabar com a solidão;
multiplicar nossa eficiência construir famílias;criar filhos; curtir a vida e nos abençoar com o
relacionamento íntimo. Mas além disso, o casamento também nos mostra a necessidade de
crescer e de lidar com nossas próprias dificuldades e com o egocentrismo através da ajuda de
um companheiro para toda a vida. Se somos "ensináveis", iremos aprender a fazer aquilo que é
mais importante no casamento: amar. Esta poderosa união lhe mostra o caminho para amar
incondicionalmente outra pessoa imperfeita. Isto é maravilhoso. É difícil. É uma mudança de
vida.
Este livro é sobre o amor, sobre a aprendizagem e sobre o desafio de viver um
relacionamento amoroso. E essa jornada se inicia com a pessoa que está mais próxima de você:
seu cônjuge. Que Deus lhe abençoe nesta aventura.
Mas esteja certo de uma coisa: você precisará de …

Desafio de Amar

Pois bem, a algum tempo assisti o filme Prova de fogo. O filme trata de um casal que esta passando por uma crise no casamento e o marido recebe um livro com um devocional de 40 dias para tentar salvar o casamento.
Não vou entrar muito nos detalhes do filme para não estragar a surpresa, mas o livro "Desafio de Amar" usado no filme pode ser considerado uma grande benção para casais em qualquer momento de seus relacionamentos.
Nos próximos 40 dias, vou trazer esse devocional para vocês.
Aqui eu repito a introdução do devocional:
Receba este devocional com um alerta. Esta jornada de quarenta dias não pode ser encarada superficialmente.
Ela é um desafio e, na maioria das vezes, um processo difícil mas incrivelmente recompensador. Aceitar este desafio exige uma mente determinada e decisões firmes.
O seu propósito não é o de ser experimentado ou testado por pouco tempo. E aqueles que desistirem cedo perderão os maiores benefícios. Se vocês se comprometer com um dia de cada vez em um período …

O retorno dos que não foram.

Olá, eu andei meio sumido, mas agora pretendo voltar com força renovada ao blog.
Para isso eu tenho uma série de artigos para serem postados.
Vamos começar então.