Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2010

Onde terminam as Oferendas

Imagem
Lembro que tinha um objetivo quando escrevi o conto "Como começam as oferendas", só que o tinha deixado à deriva. Até agora.
Todos temos um pouco (ou muito) de cada um dos personagens que foram 'exagerados' nesse conto. E todos nós começamos a fazer certas coisas, com o passar do tempo - como a família que começou a tirar o miolo do pão - para tentar proteger nossos sentimentos, ou lembrar de proteger o dos outros. O problema é que esses pequenos costumes acabam virando verdadeiras oferendas, que nos prendem a atitudes de dor, ressentimento, mágoa...
Às vezes somos como os filhos que se afastaram. Tentamos ficar longe das pessoas ou situações que nos 'ofendem'. Deixamos para trás amigos, conhecidos e até nossa família. Gerando em nós um laço de dor.
Outras vezes somos como os irmãos que tiveram a boa atitude de tentar melhorar a vida dos mais novos, mas com a intenção errada de previnir que eles passassem por experiências que julgavam traumáticas. Queremos f…

Boas Festas

Imagem
Para mim, o dia 25 de Dezembro é um feriado como 12 de Outubro ou 1º de Maio. Entretanto, se realmente o FATO do Natal significa algo para nós, ele deve ser comemorado, e não somente no dia 25 de Dezembro, mas todos os dias, no nosso espírito. Abaixo, uma reflexão do Pr. Steve Wholberg sobre o assunto, que resume essa ideia.

"Queridos amigos


Enquanto reflito sobre a atual época de feriado e à multiplicidade de opiniões sobre a significância ou não-significância de 25 de Dezembro, uma coisa é muito clara para mim. O anjo Gabriel anunciou a Maria:


Ela dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus; porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles (Mateus 1:21).


De acordo com a anjo, a razão número um pela qual Jesus Cristo visitou a terra, nasceu em Belém, viveu uma vida perfeita na Judeia, morreu numa cruz cruel na sombra de Jerusalém e depois ressuscitou dos mortos, é para nos salvar individualmente de nossos pecados pessoais, para que possamos ser perdoados e transformados para viv…