Postagens

Mostrando postagens de Março, 2013

Pólvora em Chimango

Imagem
Aqui no Sul se usa muito a expressão "não gastar pólvora em chimango" com o significado de não se perder tempo com bobagens ou com pessoas que não valem a pena. Seria equivalente a dizer "não dar pérolas aos porcos" ou qualquer outra coisa que traga em si o sentido de desperdício de tempo ou esforço.
Mas o quê vem a ser um chimango?
Ximango, que é a grafia brasileira (ch é castelhano, mas é como mais se usa por aqui) é uma ave de rapina que existe pelos pampas, muito parecida com o carcará nordestino. Tendo os mesmos hábitos dos corvos, urubus e outros carniceiros, não é de grande valia para servir de alimento e assim se tornar digna de ser caçada. Logo, gastar munição nele seria um grande desperdício, sendo melhor alvejar algo mais interessante como lebres, perdizes ou outras caças com mais conteúdo.
Durante a Revolução Federalista, o governo apelidou os rebeldes de Maragatos, pois essa expressão de origem uruguaia tinha uma conotação depreciativa com "causa…

Status do relacionamento: Misericórdia...

Imagem
Nos últimos anos a nossa vida foi invadida pelos dispositivos tecnológicos. E essa invasão mal começou. A influência dos gadgets e suas consequências já são percebidas por todos os lados. Algumas, bem negativas.
A febre das redes sociais piorou muito depois que a internet ficou portátil. As pessoas não precisam mais de um computador grudado num canto pra acessar sua vida paralela. Agora ela está disponível on-board, 24/7. E assim, as pessoas começaram a alterar seu comportamento no mundo real, fazendo com que fique cada vez mais semelhante ao virtual, fazendo o oposto do proposto pelas redes sociais que era justamente, publicar na web o que fosse fiel ao real, para estender a experiência...
Uma das coisas mais alarmantes hoje é o tal "status do relacionamento". Mas antes de me deter nele, vamos observar alguns perfis de comportamento, que tornam a situação ainda mais bizarra.

Antigamente para começar a gostar de alguém a gente precisava conhecer esse alguém. Hoje, as pessoa…