Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2012

Ano Novo. Vamos ousar um pouco?

Imagem
Quando lemos na Palavra a instituição do Ano Novo Israelita, ele é estabelecido por um motivo extremamente forte: a libertação do povo. No texto de Êxodo 12, o Senhor fala a Moisés e Arão que este deveria ser o primeiro mês do ano pra eles e estabelece em seguida a principal festa Israelita, a Páscoa. Não vou pormenorizar a Páscoa aqui, apenas ressaltar que o mês que se tornou o primeiro foi recheado de significado para o povo e se tornou um momento de grande alegria. Não se tornou especial por ser um novo começo comum já estabelecido no calendário, se tornou um marco de um novo tempo e inaugurou um novo calendário por ser especial!
Herdamos em nossa cultura o costume de comemorar o Ano Novo dos europeus, em Janeiro. Também não vou pormenorizar as origens do costume, pois os blogs com espírito de Grinch já estão fazendo isso pra poder falar mal da festa, e se você realmente quiser saber, as enciclopédias estão às ordens. Hoje não é estudo bíblico, é reflexão, hehe.
Mas enfim, tem gen…

Arroz-de-festa, Grinch ou Livre?

Imagem
Esse ano demorei mais pra escrever sobre o feriado do dia 25 pois era pro mundo acabar dia 21☺, e antes de mais nada, respondo que achei toda a história do calendário Maia muito boba pra merecer uma espaço na coluna Fim dos Tempos.
Dito isto, vamos ao que interessa. Esse ano, experimentei colocar uma frase diferente e que vai ofender muita gente, depois dos argumentos do povo do contra. A frase "e daí?"
Como sempre, chovem nas redes sociais os cartõezinhos de "não comemore o natal", "natal festa pagã", "proibido papai noel", bem como os politicamente corretos "boas festas", que com sua neutralidade podem servir a qualquer crença ou descrença. Mas esse ano vi umas manifestações diferentes. As mesmas pessoas publicando e "celebrando" tudo que vem pela frente.
E em cada caso perguntei-me: e daí?
Os Judeus comemoram o Hanukah. E daí? Os Pagãos comemoram Yule (norte)/ Litha (sul). E daí? Os Cristãos que obedecem o calendário fest…