Volte às Raízes da sua fé
A frase acima é "Yeshua 'Nzareth Ha Melech Ha Yehudim", ou Jesus de Nazaré, O Rei dos Judeus. As letras em destaque são YHWH, o Nome do Todo-Poderoso em hebraico. Este é o Senhor a quem adoramos! |
Esta é uma página do BRP onde você encontra informações sobre os recursos oferecidos pelo MARP para ministrar Resgate das Raízes da Fé Bíblica na sua igreja e mais abaixo na página, as datas das festas bíblicas.
Isso não tem nada a ver com judaização, nem com encher a igreja com artefatos e amuletos judaicos ou impor tradições humanas (rabínicas). Nos apegamos às Escrituras Sagradas e adentramos em suas maravilhas.
As ministrações consistem tão somente em levar os irmãos a vivenciarem experiências bíblicas que os farão entender com maior profundidade o contexto no qual a mensagem que leem e ouvem foi escrito.
Visam também desmistificar orações e bênçãos, freneticamente pronunciadas em hebraico como palavras mágicas em alguns grupos, trazendo os textos bíblicos onde elas se encontram e colocando-as da maneira correta ao alcance de todos, na lingua nacional.
Expulsar da vida da igreja todo e qualquer sentimento anti-semita e denunciar doutrinas segregacionistas que existem no cristianismo institucional sincretista (segregação em qualquer nível, não somente judeu).
Equipar o Corpo de Cristo para viver a Palavra de uma maneira que os judeus que não crêem em Yeshua sintam desejo de segui-lo.
Celebrar as Festas Bíblicas que o Senhor ordenou como estatuto perpétuo.
Entre em contato com o MARP por email e faça o planejamento do seu seminário ou curso de Raízes, ou peça maiores informações e tire dúvidas.
Um abraço!
Equipe MARP
Menorah com o nome de Yeshua sustentando as chamas. |
Festas Bíblicas
A seguir as datas das Festas Bíblicas. Lembrando que a festa sempre começa no por-do-sol do dia assinalado. Abaixo do texto referenciamos as nossas fontes de consulta para os dados a seguir. Visitando alguns deles você acabará percebendo um conflito de datas das festas. Explico: alguns grupos entendem o calendário bíblico de uma forma diferente do judaísmo tradicional, por motivos que eles mesmos explicam com farta referência e probidade. A opção do MARP pela celebração das festas nas datas tradicionais é facilitar a aproximação evangelística dos grupos judeus tradicionais. Sinta-se livre para avaliar as posturas e argumentos de cada fonte e decidir o que lhe parece mais correto, sabendo que a verdade absoluta somente o Senhor conhece. Comemorar uma festa com uma variação de 15 dias não invalida a festa. Comemorar essa festa sem Yeshua nela, sim.
Purim - Sorteios
Purim (em hebraico Purim: plural de pûr, do acadiano puru) é um festa bíblica que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Persa tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros da Bíblia. A festa de Purim, uma das mais alegres do calendário bíblico, pois comemora a vitória contra a ameaça de genocídio.
Pêssach - Páscoa
O Pessach - a festa da Páscoa - é comemorado por sete dias. Ele tem início com uma cerimônia na noite do 14º dia do mês de Nisan (o primeiro mês do calendário bíblico). Em todo o mundo, as famílias reúnem-se para o jantar do Pessach, ceia em que relembram a libertação dos hebreus, depois de um longo período de cativeiro no Egito, há mais de 34 séculos.
Shavout - Semanas/Primícias
Shavuot, a Festa das Semanas, comemora a outorga da Torá no Monte Sinai, sete semanas após a saída do Egito. Neste dia é feita uma leitura comemorativa dos Dez Mandamentos, com júbilo e ação de graças. Também é chamada Chag Habicurim, a Festa das Primícias, as ofertas dos melhores frutos, que eram levadas ao Templo de Jerusalém, nesta época do ano.
Shavuot, a Festa das Semanas, comemora a outorga da Torá no Monte Sinai, sete semanas após a saída do Egito. Neste dia é feita uma leitura comemorativa dos Dez Mandamentos, com júbilo e ação de graças. Também é chamada Chag Habicurim, a Festa das Primícias, as ofertas dos melhores frutos, que eram levadas ao Templo de Jerusalém, nesta época do ano.
Tisha B'Av e as 3 Semanas
É um período de jejum e introspecção motivado pelas duas destruições do Templo de Jerusalém. O MARP incentiva que os discípulos de Yeshua, jejuem e orem por Israel e seu povo nessa data, pois o clamor do povo israelita é genuíno e intenso. Eles oram pedindo que a Glória de Yahweh retorne e o Templo seja reconstruído.
Nós oramos para que eles percebam que cada pessoa é o verdadeiro templo e que este é reconstruído quando o Espírito Santo passa a habitar em cada um.
Nós oramos para que eles percebam que cada pessoa é o verdadeiro templo e que este é reconstruído quando o Espírito Santo passa a habitar em cada um.
Yom Kipur - Dia do perdão
Yom Kipur, o Dia do Perdão, é o dia mais sagrado e solene do ano; o "Sábado dos Sábados" (Shabat HaShabatot), e é observado no décimo dia de Tishrei. É um dia de jejum, reflexão e orações. É o dia de pedir perdão por promessas feitas ao Eterno e que foram quebradas, fechando ciclo de renovação espiritual.
Sukkot - Tabernáculos
Sukkot inicia-se cinco dias após o Iom Kipur e representa muita alegria. Durante oito dias, a casa de oração é enfeitada e perfumada com vegetação natural enquanto, nas casas, monta-se um caramanchão com plantas e frutas que representam a Sukah (cabana) - um templo portátil onde os fiéis revivem a forma de vida e as habitações dos israelitas, durante a travessia entre o deserto e a Terra Prometida.
Shemini Atzeret - Oitavo dia de Congregação
Shemini Atzeret, é a festa da conexão do Oitavo Dia de Assembléia. Depois de completar os sete dias de Sukkot, o Oitavo dia significa que o fiel quer permanecer mais um dia na Sukah (na presença Divina).
Hannucah - Festa das Luzes
A palavra hebraica "Hannucah" tem três significados: inauguração, educação e dedicação. Quando os macabeus libertaram o Templo do domínio dos gregos, descobriram que seu local mais sagrado tinha sido violado e profanado, e o purificaram novamente "reinaugurando". O Hannucah é realizado durante oito dias, a partir do 25º dia de Kislev (novembro ou dezembro).
E abaixo uma tabela para visualizar rapidamente as datas até 2015:
Clique para ampliar |
Chag Sameach!
Equipe BRP
Comentários
Postar um comentário
1.Ao comentar, seja educado. Faça com os outros o que você esperaria que fizessem com você. Mt. 7:12.
2.Seremos implacáveis ao responder quem agir de modo inadequado.
3. Devido a implicações legais que tem atribuído aos autores dos blogs responsabilidade pelos comentários como coniventes com as opiniões expostas, se crermos que essa opinião nos põe em risco ou nos ofende diretamente, o comentário será arquivado e removido da página.
4.Se você divulgar um blog, site ou endereço da web que contiver vírus, conteúdo impróprio ou fazer apologia ao crime, seu comentário sera apagado e o você será denunciado às autoridades competentes.
5.Apesar de ser permitido, desaconselhamos o anonimato. Preencha os campos adequadamente e comente se identificando. Se vc fornecer um email, podemos responder de forma privada, caso necessário. Pense com ética.