Coisas que aprendi na Igreja - Parte VIII

Não custa repetir que essa série tem o objetivo de reciclarmos nossas atitudes.

Eu estava no Exército. Semanalmente se realizavam cultos dentro do quartel, às quartas-feiras. Para quebrar a monotonia, os responsáveis pelo culto costumam convidar pregadores de fora para trazerem a Palavra. E também por muitas vezes os soldados estarem "mordidos" com um determinado superior e acabarem transferindo essa gana para o momento do culto e deixarem de receber a mensagem por causa do porta-voz dela.

Eu tinha acesso a muitos pregadores, pastores, líderes. E os convidei para colaborarem conosco. Era pra ser um compromisso de estar ali pelo menos uma vez por mês. Convidei nove ou dez ministros. Quatro foram pregar lá. Dois mantiveram o compromisso por três meses. Um só permaneceu até o final daquele ano e esporadicamente, continua indo lá até hoje.

Claro que outros foram convidados por outras pessoas, e o culto prosseguiu acontecendo, com a graça de Deus, cada vez melhor. O que quero destacar é que na hora em que eram convidados, os pregadores se enchiam de orgulho, ficavam lisonjeados, espalhavam a notícia, me elogiavam por eu estar desejoso de evangelizar no quartel. Quando era pra pegar no pesado e atender a enorme demanda de aconselhamento e discipulado, eles vazaram. Questionados sobre o motivo da descontinuidade das visitas, a resposta foi unânime: "Não temos estrutura para acompanhar esse trabalho aqui."

Pelo menos disseram a verdade. Não tinham estrutura mesmo. E a maioria ainda não tem uma boa estrutura de discipulado. Mas não pense que é por falta de dinheiro, espaço, mão de obra, ou qualquer outro recurso. O que falta é disposição. As igrejas e seus presidentes estão iguais aos nossos estimados membros do Senado Federal. Tem tudo na mão, mas não trabalham porque estão ocupados demais com o controle remoto do ar-condicionado.

Hoje, os próprios militares estão se tornando ministros e procurando igrejas que tenham visão de discipulado. A Capelania Militar não dá conta de toda a demanda espiritual dos quartéis. E a igreja não está muito ligada nessa parcela da população que é treinada para a guerra. Se não agimos onde podemos, Deus não vai nos dar o campo que desejamos. Não adianta se estrebuchar em vigílias e conferências proféticas pedindo que Deus nos dê esse e aquele lugar; se onde Ele tem mostrado que o campo está maduro, as espigas apodrecem e morrem.

Temos que fazer um pouco melhor nosso dever de casa, ou corremos o risco de sermos picados por uma serpente que nós mesmos deixamos crescer ao nosso redor.

Quem lê, entenda.

Juliano Leal - MRM/MARP

Comentários

  1. Querido irmão,

    Por motivos funcionais, o blog “Vivendo o Verdadeiro Evangelho” passou a se chamar “Evangelho da Graça”. Da mesma forma, o endereço www.vivendooevangelho.blogspot.com agora ficou www.alexmaltta.blogspot.com

    A primeira mudança se deve ao título um tanto extenso, difícil de ser inserido nos blogs amigos na forma de blogroll.

    A segunda ocorreu em virtude da dificuldade que muitos amigos, irmãos e conhecidos do Sul da Bahia demonstraram para encontrar o endereço correto. Utilizando o meu nome fica muito mais fácil.

    De qualquer forma, nada muda em termos de proposta. Viver o verdadeiro Evangelho é viver o Evangelho da Graça. Um Evangelho destituído de invencionices, legalismos e teologias alienígenas. Um Evangelho construído pelo compromisso com a Palavra de Deus, mas, também, pelo Seu favor imerecido.

    Aviso também que o blog já dispõe de um banner. Se o irmão quiser ajudar a divulgação da minha página, ficaria muito, muito grato.

    Alguns blogs, inclusive, já estão contemplados (ou como banners ou como blogolls ou ainda como links). Se o blog do irmão não estiver na relação é só enviar um email para mim. alexmaltta@gmail.com.

    Que o Senhor continue abençoando a todos nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1.Ao comentar, seja educado. Faça com os outros o que você esperaria que fizessem com você. Mt. 7:12.
2.Seremos implacáveis ao responder quem agir de modo inadequado.
3. Devido a implicações legais que tem atribuído aos autores dos blogs responsabilidade pelos comentários como coniventes com as opiniões expostas, se crermos que essa opinião nos põe em risco ou nos ofende diretamente, o comentário será arquivado e removido da página.
4.Se você divulgar um blog, site ou endereço da web que contiver vírus, conteúdo impróprio ou fazer apologia ao crime, seu comentário sera apagado e o você será denunciado às autoridades competentes.
5.Apesar de ser permitido, desaconselhamos o anonimato. Preencha os campos adequadamente e comente se identificando. Se vc fornecer um email, podemos responder de forma privada, caso necessário. Pense com ética.

Postagens mais visitadas deste blog

Cuia Furada

Pólvora em Chimango

Sacrifício Diário