Cristãos equivocados e cheios de razão, uma ameaça ao bem estar e ao sucesso da Igreja

Prosperismo X Vida Abundante

Num outro post com a mesma temática, falei das pessoas que colocam a realização pessoal desmedida acima da vontade de Deus. Aqui quero falar sobre quem, é sob muitos aspectos, o principal culpado por essas posturas.

Em linhas gerais é o pecado, o sistema, o diabo. Sim, como todos os problemas da humanidade. Mas essa postura errada (que eu chamo de "prosperismo", no sentido de igualar a outros "ismos" destrutivos, e para contrastar com a prosperidade positiva e bíblica), tem brotado e se proliferado dentro e a partir da Igreja. E os principais apologistas do prosperismo tem sido os pastores evangélicos neo-pentecostais e os padres católicos carismáticos.

Pregando do alto de púlpitos magnificados no estado-da-arte, em catedrais luxuosas que oprimem o pobre - que se sente minúsculo e indigno de estar ali - e que após as reuniões não tem o mínimo contato com seu povo, se comportando exatamente como os imperadores romanos faziam na Arena, a única coisa que lhes falta são os polegares ao alto ou abaixo. Pois bem, vamos dissecar o que os Neros e Calígulas estão fazendo em seus Coliseus modernos.

Auto Promoção - Em primeiro lugar vem minha denominação, o resto é o resto! As pessoas que forem dar testemunhos sobre as coisas que aconteceram em suas vidas devem ressaltar que as coisas aconteceram "quando vim para a igreja Tal-e-tal, e se não fosse por isso eu já era!" Seus líderes se preocupam em deixar claro que não existe alternativa fora da sua cerquinha branca e chegam a pescar adeptos nos aquários alheios, sempre afirmando que sua grama é mais verde e que seu pasto não tem ervas daninhas nem macegas.

Marketing de Pirâmides - Através de um sistema corrompido de evangelismo, eles fazem com que os membros se multipliquem como vendedores das redes que usam marketing de pirâmide, muitas vezes até "premiando" os membros que conseguem "evangelizar" mais pessoas.

Hipnose coletiva e técnicas de manipulação de massas - Ambientes cuidadosamente elaborados com cores, sons e luzes que produzem na plateia a resposta exata aos estímulos dos líderes, cenário idêntico ao utilizado por grandes ilusionistas como David Copperfield e, atualmente Chris Angel.

A ganância tem levado a igreja por caminhos de morte e nós temos morrido no caminho sem estarmos nem percebendo.

1 Timóteo 6:10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Vamos ficar só olhando enquanto isso acontece debaixo dos nossos narizes?

Juliano Leal - MRM/MARP

Postagens mais visitadas deste blog

Pólvora em Chimango

Sacrifício Diário

Noé