Sinais

Estreou um dos filmes apocalípticos mais comentados do ano. 2012 chega ao cinema apostando sobretudo na curiosidade das pessoas. Cheio de efeitos especiais e com trailers embutidos em vários DVDs nos últimos meses, a expectativa era grande.

Mas este não foi o único filme ou programa produzido esse ano em cima dessa temática. Foram lançados também os títulos "2012 - O Dia do Juízo Final" e "2012 - Supernova". Fora estes, a última década foi recheada de filmes-catástrofe. Se eu fosse um observador de fora da Terra, eu acharia que mais do que estar esperando ou pressentindo um fim iminente, o povo daqui estaria até desejando que esse fim chegasse.

Um espetáculo à parte são os filmes de ET's, sempre com mensagens sutis de que por maior que seja a ameaça, sempre daremos a volta por cima. E a solução do problema sempre é uma coisa bem debaixo do nosso nariz. Em Sinais, por exemplo, a água era a arma contra os ET's. Em Guerra dos Mundos, eles eram vampiros e morrem por consumir sangue contaminado. No remake O Dia em Que a Terra Parou, o visitante justiceiro é vencido por uma crise ética motivada pelo amor. Outros, como o veterano Independence Day, mostram um homem se sacrificando para salvar a humanidade. Te soa familiar? Spoilers clandestinos desse filme contam que era plano da produção ter uma nave atacando o Cristo Redentor; mas no fim, é feita apenas uma menção a São Paulo nos flashes das notícias ao redor do mundo. Já o pessoal do 2012 concretizou a ideia de 13 anos atrás, só tiraram a nave...

Na mesma onda, o History Channel está transmitindo uma série intitulada The Nostradamus Effect, que abrange com bastante amplitude o tema do Fim dos Tempos. Tendo inclusive convidado algumas das maiores autoridades cristãs em Escatologia Bíblica para participarem do programa.

E não são só os filmes e os documentários que aderiram ao clima. Os desenhos animados, e principalmente eles, também entraram de cabeça na Era Apocalíptica. Destaque para os episódios finais da série X-Men Evolution, onde uma versão hi-tech do Mum-Ha apelidada (não sei porque...) de Apocalipse, planeja acabar com a humanidade "como a conhecemos" transformando toda a galera em mutantes. Entre as curiosidades do desenho, sobressai o momento em que o Apocalipse domina mentalmente o casal do bem e o casal do mal e os envia aos quatro cantos da Terra para realizarem seu plano, à cavalo. Assim, Xavier, Tempestade, Magneto e Mística se tornam "os quatro cavaleiros do Apocalipse". Ô piadinha infame...

Isso sem falar na Liga da Justiça, que já evitou o fim do mundo tantas vezes que já perdemos a conta. Lembrando que, dos sete integrantes sênior da Liga, três são ET's (Superman, Caçador Marciano e Mulher-Gavião), dois são mutantes (Flash e Mulher-Maravilha), o Lanterna Verde é humano mas usa a Força de Vontade canalizada no anel (uma mistura de Gollum com Luke Skywalker) e o Batman é o único ser humano comum, totalmente dependente dos brinquedos dele, sem superpoderes (apesar de, por formação, ser um ninja).

Já falei sobre isso num outro post, mas acho que agora dá pra ir mais longe. Junto com todo esse Efeito Nostradamus, podemos destacar alguns sinais que não recebem da mídia e dos líderes cristãos a devida importância. Principalmente porque, assim creio, todos estão olhando para cada um dos fatos de maneira isolada. Olham para o clima OU para acontecimentos históricos OU para fatos e características comportamentais, mas poucos olham para uma coisa E outra. Poucos JUNTAM as peças dentro de um mesmo cenário. E dos que montam, muitos montam errado. Não que eu pretenda dizer que montarei perfeitamente, mas creio conseguir mostrar alguns resultados de pessoas que tem montado de um modo que tem feito muito mais sentido na realidade de hoje.

As previsões sempre existiram. Como já falei aqui, a curiosidade do homem nesse aspecto é infinita. Creio que em muitas pessoas seja despertada pelo senso de autopreservação e talvez até pelo medo de morrer. Tipo: se eu souber o que acontecerá, vou me preparar melhor. O complicado é que a maior parte das previsões alerta para coisas terríveis e mesmo aqueles que dizem crer nelas, não se preparam!

Tomemos por exemplo os cristãos, principalmente os evangélicos. Afirmam, cantam e evangelizam com a mensagem do fim dos tempos. Entretanto, quando pormenorizamos certos aspectos da profecia com eles, como a afirmação de Jesus que os últimos dias seriam como os dias de Noé - sem que mencionemos nada além disso - já começam a aparecer argumentos e defesas do tipo "sim, mas não vai me dizer que tu acredita que...", rebatendo eventuais proposições antes mesmo que elas surjam. E quem pode garantir que surgiriam? E é justamente essa postura que faz com que muitos comecem a procurar interpretações alternativas, pois se este irmão não aprova, tem um que aprova, então...

Tenho aprendido que o melhor a fazer é comparar as coisas que estão acontecendo com a Bíblia. E fazendo isso, percebemos que está acontecendo uma convergência de ideias que afunilam para um único lugar. Exatamente como foi nos dias de Noé. E como foi lá, hoje também temos imoralidade, corrupção, morte, roubo, derramamento de sangue, mas um fato que chama a atenção é que a Bíblia fala que na época de Noé existiam MUTANTES (Gn.6). A tradução da Bíblia em português os chama de gigantes, pois eram famosos e tinham habilidades físicas (gibborim=os poderosos) que se sobressaiam dos demais. Esses gigantes (nephilim, derivada de naphal=caído, atirado por terra) eram filhos dos filhos de Deus (ben' Elohim) e das filhas dos humanos (bat adam, sendo adam=humano, humanidade [vs.4a], e iysh=homem, indivíduo do sexo masculino[vs.4b=homens de renome]).

Mesmo que muitos não acreditem, o Livro de Enoch fala deles e aprofunda o tema da violência e da corrupção relatada na Bíblia, dizendo que eles, por sua força física e até alguns poderes paranormais, se tornaram canibais (vampiros?) e ensinaram todo o tipo de feitiçaria possível aos humanos. O resultado dessa mistura foi catastrófico. Leia Gênesis 6 e me diga se Deus precisava afirmar veementemente, em 3 de 22 versículos, que ia destruir a humanidade e tudo que tinha se corrompido com ela? É óbvio que o que aconteceu não foi simples. Juntemos o trecho citado de Gênesis com seu paralelo Enochiano:

Gênesis 6

  • 1 E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
    2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
    3 Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
    4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

Enoch 6

  • Estes são os nomes de seus chefes: Samyaza, que era o seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal. Estes eram os chefes das dezenas,
    Capítulo 7
    E os restantes com eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles
    começaram a abordar, e com as quais eles cohabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos,e a divisão de raízes e árvores.
    E as mulheres conceberam e geraram gigantes. [Os gigantes geraram os Nefilim, e os Nefilim geraram os Eliud. E eles sobreviveram, crescendo em poder de acordo com a sua grandeza,] cuja estatura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los;
    Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los;
    E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, e para beber seu sangue.
    Então a terra apresentou uma acusação contra os que violam a Torá.
    Capítulo 8
    Além disso, Azazel ensinou os homens a fazerem espadas, facas, escudos, armaduras (ou peitorais), a fabricação de espelhos e a manufatura de braceletes e ornamentos, o uso de pinturas, o embelezamento das sobrancelhas, o uso de todo tipo selecionado de pedras valiosas, e toda sorte de corantes, para que o mundo fosse alterado.
    A impiedade foi aumentada, a fonicação multiplicada; e eles transgrediram e corromperam todos os seus caminhos.
    Amazarak ensinou todos os sortilégios, e divisores de raízes:
    Armers ensinou a solução de sortilégios;
    Barkayal ensinou os observadores das estrelas,
    Akibeel ensinou sinais;
    Tamiel ensinou astrologia;
    E Asaradel ensinou o movimento da lua,
    E os homens, sendo destruídos, clamaram, e suas vozes romperam os céus.

(Voltando à Gn. 6...)

  • 5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
    6 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

Depois de lermos dessa maneira, fica bem fácil entender o motivo da aniquilação completa. O nível de corrupção teria subido ao seu pior grau. E mesmo que os mais céticos queiram desprezar completamente a hipótese enochiana, o fato é que hoje uma corrupção semelhante não só seria possível, como seria fácil! A começar pela nossa tecnologia de manipulação genética que avança num ritmo sem precedentes (será?) na história da humanidade. Já se tem notícias sobre crianças com sintomas iguais aos dos mutantes da tv ao redor do mundo!

Fora os inúmeros casos "paranormais" sem explicação e as bizarrices incontáveis que aparecem diariamente na web. Sabemos que os cristãos em geral atribuem a maioria desses fenômenos aos demônios, mas o que tem ficado evidente hoje é que a atuação deles tem se tornado muito mais física (palpável) do que espiritual (invisível, sobrenatural). Isso não te chama a atenção?

Seguindo a linha de raciocínio de que os Filhos de Deus e os Gigantes ensinaram a galera a fazer uma pá de porcarias, seria tão difícil assim admitir que hoje esteja acontecendo a mesma coisa? Não, é claro que não é difícil. Afinal, nós já admitimos que os demônios inspiram as pessoas a fazer o que é errado. Mas eu não estou falando só de inspiração. Estou falando de discipulado pessoal prático e ao vivo!

Ou você se atreve a pensar que toda essa pressão na mídia é gratuita? O papel de João Batista às avessas é uma mera coincidência? Não estariam os veículos de mídia de massas preparando o caminho para algo bem maior?

Eu me atrevo a dizer que sim. Para o herói dos mutantes. O ídolo dos gigantes. Alguém cujo poder seria capaz de começar ou parar cataclismos. Alguém que a Bíblia chama de Abadom (pai da destruição) e Apoliom (o que corta e destrói).

Ele é o anjo do abismo. E vai se manifestar fisicamente. Mas os apóstolos nos avisaram que ele virá de forma sorrateira, mandando seus bonecos para nos testar e nos "acostumar" às suas ideias. E os sinais estão por toda a parte. O maior sinal, é que as igrejas tem pregado que o Anticristo aparecerá triunfante e Jesus, de maneira invisível. Mas a Bíblia mostra o Anticristo se tornando visível, saindo do anonimato, por anuência humana, por darem crédito à sua mensagem e propostas. E mostra Jesus vindo em triunfo com muito barulho e alarido de vitória. Onde está a verdade? Vede que ninguém vos engane...

E você, está sendo enebriado pela fantasia da mídia? Ou tem se agarrado firmemente à Palavra? Você vai vigiar como Jesus alertou com a parábola das virgens, ou vai ficar comendo pipoca enquanto na tela um bando de descrentes blasfemadores forma uma tropa guerrilheira doida que tenta inventar uma alavanca de emergência no plano perfeito de Deus? Você precisa realmente desse tipo de entretenimento? O evangelho é tão pobre que precisa se valer da mídia para vender falsas esperanças? Onde você quer chegar?

As origens são questionadas, as datas confundidas, as bruxas estão soltas, as aberrações se proliferam por todo o lado. Estamos no Crepúsculo do tempo!

Olhe para o seu relógio. Se você fosse morrer daqui a dez minutos, que mensagem você deixaria para os seus amados? Escreva sua mensagem nos comentários, talvez seja o que alguém precisa ler. Só pra manter o "clima", porque você não planeja algo realmente inspirador pras suas próximas 2012 horas de vida?

Rápido, aproveite a oportunidade. Nosso tempo está acabando.

Juliano Leal - MRM/MARP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuia Furada

Pólvora em Chimango

Sacrifício Diário