100 Perguntas - 2/100

Vou postar umas mais amenas no início e ir caprichando à medida que formos desenvolvendo essa coluna.

A ordenação de mulheres ao ministério hoje em dia ainda é um assunto polêmico. Isso acontece por qual razão?
Respostas corriqueiras:

Dos defensores do "não": 
"A mulher não pode ter a mesma autoridade do homem, tem que estar debaixo dele." 
"O apostolo Paulo disse que a mulher deve ficar calada na igreja, se ela for 'pastora' não vai calar a boca!"

Dos defensores do "sim":
"Deus criou os dois à sua imagem e semelhança, portanto iguais."
"A mulher não se torna cabeça por assumir um ministério."

E você, acha o quê?

Juliano G. Leal - MRM/MARP

Comentários

  1. Qual a diferença entre homens e mulheres, se em Cristo somos todos iguais?(RM 2:11, Cl 3:25, Gl 3:26 a 28).
    Não é um título ou cargo, ou a falta dele, que fará com que uma mulher seja ou não submissa a autoridade (do marido, pastor...), e sim o caráter.
    Muitos homens são "consagrados" por aparentemente cumprirem os requisitos para serem ministros. E se aproveitam de suas posições, demonstrando um caráter totalmente deturpado.
    Se somos todos iguais, não temos os memos direitos e deveres? Tendo o chamado, o que faz diferença é o caráter, não o sexo.

    ResponderExcluir
  2. Se for uma função ligada a "um emprego" de igreja com uma oferta de um bom salário (ou razoável), que dá direito a algum título criado por homens (pois as funções de apóstolo, profeta, evangelista, pastor ou mestre não têm nada a ver com títulos, pelo menos na Bíblia), e/ou à aspiração de uma posição "superior" aos demais "membros de igreja", muitas vezes associada a algum nível de autoritarismo, não precisamos nem responder, principalmente se vemos a Bíblia e a vida do Senhor Jesus como modelos para nossas vidas.

    Se for ligado ao SERVIÇO (trabalho) exercido no CORPO DE CRISTO, a Bíblia toda, inclusive o Novo Testamento, têm muitos exemplos de mulheres que exerceram funções ministeriais em diversos níveis, inclusive de liderança.

    Quanto ao grau de autoridade, creio que Paulo fala para as mulheres não exercerem "autoridade de homem", e me parece que é um assunto bem diferente do exercício ministerial diário no CORPO... E vejo o CORPO DE CRISTO composto por homens e mulheres de diversas idades.

    Se a pergunta for especificamente ligada ao ministério pastoral (uma vez que a IGREJA dos últimos séculos limitou o ministério de Cristo ao pastorear), eu vejo nos dias de hoje, tanto quanto nos 2 milênios anteriores, uma necessidade (além de uma vantagem) de mulheres pastorearem outras mulheres, e de mulheres serem pastoreadas por outras mulheres, mesmo que em alguns momentos a figura masculina seja importante no trato com as mulheres, mas mesmo aí creio ser muito mais ético e seguro o pastor-homem ser acompanhado por uma mulher-irmã, de preferência sua esposa, mas podendo também ser outra irmã confiável em todos os sentidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1.Ao comentar, seja educado. Faça com os outros o que você esperaria que fizessem com você. Mt. 7:12.
2.Seremos implacáveis ao responder quem agir de modo inadequado.
3. Devido a implicações legais que tem atribuído aos autores dos blogs responsabilidade pelos comentários como coniventes com as opiniões expostas, se crermos que essa opinião nos põe em risco ou nos ofende diretamente, o comentário será arquivado e removido da página.
4.Se você divulgar um blog, site ou endereço da web que contiver vírus, conteúdo impróprio ou fazer apologia ao crime, seu comentário sera apagado e o você será denunciado às autoridades competentes.
5.Apesar de ser permitido, desaconselhamos o anonimato. Preencha os campos adequadamente e comente se identificando. Se vc fornecer um email, podemos responder de forma privada, caso necessário. Pense com ética.

Postagens mais visitadas deste blog

Cuia Furada

Pólvora em Chimango

Sacrifício Diário