100 Perguntas Indigestas

A partir de hoje, começa uma coluna que vai receber material acumulado em mais de 8 anos de pesquisa e convivência eclesiástica. Vou postar aqui o "TOP 100" das perguntas mal respondidas da Cristandade. Aquelas perguntas que quando você faz, seu pastor ou líder se esquiva pra responder, dá evasivas ou te arrocha com autoritarismo, com respostas do tipo:

"Isso é muito complicado e agora não dá tempo de explicar..."

"Isso não é da sua alçada..."(Jeito educado)

"Isso não te diz respeito..."(Jeito mais irritado)

"Isso não é da tua conta, para de encher o saco!"(Jeito estúpido, e o mais corriqueiro...)

"São preciso anos de seminário para entender esse assunto..."

"Vai discutir o 'sexo dos anjos' agora?"

"Não tem mais nada pra fazer?"

"Arruma uma namorada..."

"Ah, só podia! É melhor parar de ler os livros daquele fulano!"

E por aí vai...

Espero que alguns pastores e também os paladinos absolutistas que se proliferam pela blogosfera, ousem responder essas perguntas nos comentários das postagens.

Essas perguntas não estão classificadas ou ordenadas por nenhum tipo de relevância ou mérito, vou postá-las aleatóriamente e no final das 100, criar um ranking com base na reação dos leitores da menos polêmica(será a 100ª) até a mais polêmica(será a 1ª do ranking).

Já tenho 100 perguntas, mas sugestões são bem vindas, basta enviá-las ao nosso email.

E pra começar, pergunta numero um:

Se Jesus e os apóstolos guardavam o Sábado, porque hoje 98% dos cristãos dizem que guardam o domingo e 90% não guarda coisa nenhuma?

Respostas mais ouvidas:

"Porque Constantino se converteu e estabeleceu o Domingo."

"Isso é uma tradição, não se discute, se pratica!"

Uma rasa e a outra autoritária. Cristãos que como eu anseiam pelo ensino e pela informação disseminada em todos os níveis sócio-intelectuais, manifestai-vos!

Juliano G. Leal - MRM/MARP

Comentários

  1. Para começar:

    Existem muitas maneiras de responder, algumas mais corretas, outras mais erradas, algumas mais completas, outras mais simplistas e até super-resumidas, mas eu gostaria de começar assim:

    "Antes de qualquer 'estudo exaustivo' ou de 'pesquisas teológicas ou arqueológicas', eu prefiro guardar o maior mandamento (amar ao Senhor sobre todas as coisas, e com todo o meu ser - mente, emoções, vontade, força, intenções, etc.), colocando o Reino DELE em primeiro lugar, o que me leva a escolher guardar o SÁBADO, o DOMINGO, a SEGUNDA-FEIRA, a TERÇA-FEIRA, a QUARTA-FEIRA, a QUINTA-FEIRA, a SEXTA-FEIRA, e qualquer outro dia que inventarem, pois eu resolvi ser completamente DELE".

    Um abraço!

    Paulo Eril

    ResponderExcluir
  2. Basicamente o argumento é que se Jesus e os discípulos guardavam o sábado a gente deveria guardar também?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Pr. Paulo!
    Se sigo a Jesus todos meus dias devem ser santificados. Só me resta escolher um para cumprir o princípio do descanso, independente de qual dia da semana ele caia. Se até Deus descansou, quem somos nós para sermos melhores do que Ele? hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1.Ao comentar, seja educado. Faça com os outros o que você esperaria que fizessem com você. Mt. 7:12.
2.Seremos implacáveis ao responder quem agir de modo inadequado.
3. Devido a implicações legais que tem atribuído aos autores dos blogs responsabilidade pelos comentários como coniventes com as opiniões expostas, se crermos que essa opinião nos põe em risco ou nos ofende diretamente, o comentário será arquivado e removido da página.
4.Se você divulgar um blog, site ou endereço da web que contiver vírus, conteúdo impróprio ou fazer apologia ao crime, seu comentário sera apagado e o você será denunciado às autoridades competentes.
5.Apesar de ser permitido, desaconselhamos o anonimato. Preencha os campos adequadamente e comente se identificando. Se vc fornecer um email, podemos responder de forma privada, caso necessário. Pense com ética.

Postagens mais visitadas deste blog

Cuia Furada

Pólvora em Chimango

Sacrifício Diário