Coisas que aprendi na igreja - Parte XII

A crítica aos líderes evangélicos tem sido bem veemente nesses últimos dias. E nesta série, eu algumas vezes já fui bem ácido com a liderança. Entretanto, como não gosto de chover no molhado e essa coluna vai ficar manjada se eu ficar só sentando o sarrafo nas atitudes da liderança, hoje eu vou falar de um caso de um membro isolado.

Sim, ele estava na igreja e estava ativo nos ministérios. Não ocupava exatamente uma posição de liderança, mas estava muito próximo dela. Poderia influenciar a liderança com relativa facilidade. E era exatamente isso que fazia. Uma ideia boa na hora certa, um sorriso no momento adequado e pronto. O palco para a manipulação estava armado. Alguns elogios, algumas críticas ao assunto que o líder reprovava, um pouco de "puxasaquismo" e a cortina estava erguida, o espetáculo ia começar.

Qualquer imaginação, devaneio ou plano maquiavélico era facilmente executado. As pessoas simplesmente não se davam conta de que ele as estava usando descaradamente. O ego de líderes e liderados fazia com que a pior das atitudes parecesse a mais pura virtude.

O balé demente e doentio ficava cada vez mais alucinado, enquanto todos se atiravam num precipício de conceitos e bravatas contadas com maestria musical, muitas vezes orquestrada no próprio inferno. Com certeza ele dava legalidade para o diabo agir. Se alguém o confrontava, dizia apenas que tinha aprendido dessa forma e que estava seguindo o exemplo de seus superiores.

Até que um dia teve seu encontro com o Senhor de fato. Ele acreditava que servia ao Senhor de todo o coração. Mesmo com toda a manipulação, se achava plenamente sincero em suas atitudes. Mas apesar de todo o pecado, buscava realmente a vontade de Deus e ter comunhão com ele, até que conseguiu a libertação.

Dali em diante, assim como Saulo de Tarso, começou a exortar, corrigir e expor as vergonhas e mazelas do cotidiano cristão buscando a plenitude do conhecimento de Cristo e a vida de integridade e santidade na palavra.

Com certeza absoluta posso afirmar que ele ainda não conseguiu chegar lá. Mas ao longo dos anos tem encontrado dezenas de cristãos com esse mesmo objetivo, e juntos, eles tem sido obstinados nessa busca, incansáveis nessa luta e se estimulam mutuamente ao amor e às boas obras.

Pela primeira vez nessa série vou revelar o nome da pessoa sobre quem eu falei.

Ele se chama:

Juliano G. Leal - MRM/MARP

Comentários

  1. Muito antes de chegar ao final do texto, eu já havia descoberto a quem ele se referia. O que me surpreendeu mesmo foi sua atitude de revelar o nome no final. hehehe

    Que o mundo possa ser impactado e surpreendido cada vez mais com atitudes de honestidade e sinceridade por parte dos filhos do Reino.

    Abraço!

    Felipe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1.Ao comentar, seja educado. Faça com os outros o que você esperaria que fizessem com você. Mt. 7:12.
2.Seremos implacáveis ao responder quem agir de modo inadequado.
3. Devido a implicações legais que tem atribuído aos autores dos blogs responsabilidade pelos comentários como coniventes com as opiniões expostas, se crermos que essa opinião nos põe em risco ou nos ofende diretamente, o comentário será arquivado e removido da página.
4.Se você divulgar um blog, site ou endereço da web que contiver vírus, conteúdo impróprio ou fazer apologia ao crime, seu comentário sera apagado e o você será denunciado às autoridades competentes.
5.Apesar de ser permitido, desaconselhamos o anonimato. Preencha os campos adequadamente e comente se identificando. Se vc fornecer um email, podemos responder de forma privada, caso necessário. Pense com ética.

Postagens mais visitadas deste blog

Cuia Furada

Pólvora em Chimango

Noé