Nutrigenômica

Seus gens poderão dizer exatamente qual alimento comer para permanecer saudável.
Por Maya Rizel para o NoCamels

Photo by Michal Divon

Israel, um pioneiro na pesquisa sobre o impacto da alimentação na saúde geral, desenvolveu o que hoje é conhecida em todo o mundo como o campo de Nutrigenômica. A nutrigenômica estuda o efeito dos alimentos e componentes alimentares sobre a expressão gênica e faz análises nutricionais, como forma de adaptar a dieta pessoal com o perfil genético de cada pessoa.

Pesquisadores do centro acadêmico H. Robert Smith de alimentação, agricultura e meio ambiente na Universidade Hebraica de Jerusalém, vem pesquisando a extensão da conexão entre expressão gênica e alimentos, com o objetivo de criar, eventualmente, nutrição personalizada de acordo com os genes de cada um.

Nutrigenômica argumenta que as recomendações atuais fornecidas por nutricionistas em relação à ingestão de vitaminas através de alimentos diferentes são muito genéricas e compatíveis apenas para uma pequena parte da população.

Segundo Oren Froy, o diretor do instituto de nutrigenômica na Universidade Hebraica de Jerusalém, um dos poucos centros desse tipo em todo o mundo, as variações nos genes da população humana são demasiado vastos e, portanto, é crucial para personalizar o consumo alimentar de cada um segundo as suas necessidades específicas.

Este procedimento ajuda a garantir o funcionamento normal do corpo e como tem sido provado que os alimentos afetam a expressão genética, o foco deve ser a especificidade e a identificação pessoal às necessidades nutricionais, disse Froy ao jornal Haaretz.

Os cientistas esperam que, num futuro próximo, será possível realizar um exame de sangue simples para analisar genes de uma pessoa e baseado nos resultados, aconselhá-los sobre quais os alimentos que devem e não devem comer para prevenir as doenças que eles estão propensos a desenvolver .

_______________________________________

Não tenho medo de imaginar (e até desejar) que os nossos gens vão precisar exatamente da comida descrita na Palavra. Tô só esperando o resultado da pesquisa.

Juliano G. Leal - MRM/MARP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuia Furada

Pólvora em Chimango

Sacrifício Diário