Papel

Inicialmente, iria postar como comentário, mas ficou meio grande.
Embora também seja redatora deste blog, não concordo com a opinião de Sha'ul Bentsion explicitada no post "Eu Vos Declaro...". Quero deixar claro que nós quatro que neste blog postamos concordamos em muitas coisas e discordamos em outras tantas. Deixaria assim, mas como tem surgido comentários, acho melhor deixar claro que discordo profundamente do que está neste post.
Primeiro, com relação ao argumento sobre o casamento de Isaque e Rebeca: 

  1. O objetivo do livro de Gênesis é fundamentar e deixar claro as origens do mundo e, principalmente, do povo hebreu. 
  2. O fato de não haver narração da festa de casamento, não quer dizer que ela não tenha acontecido. Simplesmente, Moisés considerou que não havia necessidade de descrever o q todo o povo sabia como era. Afinal, ele narra a festa do dia em que Isaque foi desmamado pq ocorreu um fato q merecia ser mencionado (a reação de Ismael). Não narra tal comemoração com relação a Ismael, Jacó, Esaú e nenhum outro patriarca. isto por um bom motivo: não aconteceu nada de diferente q merecesse ser mencionado. Como disse, o objetivo do livro não é narrar coisas q eram óbvias. Lembre-se: foi escrito primeiramente para o povo de Israel.

Segundo, em conversa com uma professora de Direito da UFRGS, ela aconselhou: Não caiam na furada de morar junto sem se casar pelo menos no cívil. Um dia de casado, é casado. União estável são 5 anos e em caso de dissolução da união, vocês terão que abrir a vida pessoal de vocês diante de pessoas completamente desconhecidas. Mostrar extratos bancários, de cartão de crédito, etc... E outra coisa, casando fica claro o papel de cada um nesta história. Detalhe, com relação à religião, ela se diz agnóstica.
Terceiro. Somos seres rituais. Todas as sociedades possuem ritos de passagem. Na sociedade ocidental, o casamento é um deles: é a passagem da vida de solteiro para a de casado; de se ter responsabilidades com os pais para se ter responsabilidades com o cônjuge. As marcas de quem passou por este rito são as alianças e a certidão de casamento.
Quarto. A lei diz que casados são os q se casaram diante do juiz de paz, que é uma autoridade cívil no nosso país. Lembre-se do conselho para honrar as autoridades!!! União estável é apenas um outro nome para concubinato. Inicialmente esta lei era a lei do concubinato. Se ler atentamente a bíblia, encontrará também esta palavra para designar a vida de pessoas que viviam juntas mas não eram casadas (lembra da mulher samaritana? antes de encontrar Jesus era assim q ela vivia, com um homem que não era o marido dela). 
Quinto. "Nós nos amamos, não vai ser um papel que vai fazer a diferença" É o bordão de quem não quer casar, de quem não quer ter a responsabilidade de assinar um contrato de casamento. Se um papel não faz diferença, por que não assina? Vai cair o braço se assinar? Ridículo este posicionamento. Se ama espera; se ama assina um papel diante de uma juiz; se ama, deixa claro quais são suas intenções. Explica porque não casa??? Este de tipo de posicionamento deixa a porta aberta para sentimentos de rejeição, insegurança, ciúmes e outros que podem destruir um relacionamento. Vejo este tipo de comportamento em todos os casais que conheço que vivem juntos e não são "casados no papel", em maior ou menor grau. Não quer fazer festa, não faça. Mas porque não fazer algo legal, algo que vai deixar amparada legalmente - assim que terminar de assinar o papel - a pessoa que você diz amar ???
Se achar que eu não tenho autoridade para falar isto, recomendo a leitura deste artigo escrito pelo Dr. Ailton Amélio da Silva é doutor em Psicologia, psicólogo, psicoterapeuta e professor da USP, em São Paulo (SP). Se meus argumento não foram bons, se acha que a Bíblia não fala nada a respeito disto... pelo menos reflita sobre as implicações no aspecto psicológico.
Casar no papel??? Por que não???
P.S.: Com relação à Joana. Deveria trocar ou de pastor ou de "amor". Eu sugiro que troque os dois. Um por usar "profecia" para manipular e o outro por não se comprometer. 

Comentários

  1. Esclarecendo essa questão, eu até agora fiquei de camarote olhando a efervescência do assunto. Quando postei o artigo do Sha'ul, a intenção foi realmente instigar o debate. Essa é a proposta do BRP, lutar contra a lobotomia que predomina nas igrejas.
    Minha opinião como pessoa vem a seguir, e não um editorial.
    FATOS DO TEXTO DO SHA'UL:
    1º: Ele NÃO defende a união estável, mas afirma que diante do Senhor já é um casamento com todas suas implicações.
    2º: Ele NÃO disse pra não termos o ritual do casamento, afirma que ele mesmo teve, mas que esse ritual não tem cunho nenhum fora do ritual em si (salvação, justificação, etc).
    3º: O objetivo maior do texto era demonstrar a PRISÃO ONDE FOI POSTA A JOANA POR SER PROIBIDA DE EXERCER UMA FUNÇÃO NO CORPO POR NÃO SER CASADA NO RELIGIOSO. Só vou dizer que nessas mesmas igrejas, nessas condições, lavar o chão pode, mas cantar no louvor não. Já soltaram as pedras? Não?
    4º: A rebeldia a um ritual não é feitiçaria. Logo, se eu me rebelar e não fazer um Sabá pra comemorar o Halloween, eu serei feiticeiro? NÃO! A rebelião contra o que está deliberado na Palavra é feitiçaria, o resto é interpretação e conjetura.
    5º: Pedir a benção sobre alguma coisa é bíblico, pedir pra nossa autoridade local (pastor, pai, avô, bispo)fazer isso mais ainda. Daí a dizer que só se homologou o casamento espiritualmente depois disso, NÃO! O compromisso espiritual já existe no momento em que os 2 decidem juntos dar o 1º beijo (ou antes...). Daí em diante se aprofunda em intimidade, mas já é compromisso espiritual.
    CONCLUSÃO:
    Muita gente insiste em continuar declarando o que o Eterno não declarou e declarando o que os outros também não declararam.
    Concordo com a Aliane e não acho que os 2 pontos de vista se anulem, sejam contrários. Acho que temos que parar de ler o que queremos e ler o que realmente foi escrito.

    Ju - MRM/MARP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1.Ao comentar, seja educado. Faça com os outros o que você esperaria que fizessem com você. Mt. 7:12.
2.Seremos implacáveis ao responder quem agir de modo inadequado.
3. Devido a implicações legais que tem atribuído aos autores dos blogs responsabilidade pelos comentários como coniventes com as opiniões expostas, se crermos que essa opinião nos põe em risco ou nos ofende diretamente, o comentário será arquivado e removido da página.
4.Se você divulgar um blog, site ou endereço da web que contiver vírus, conteúdo impróprio ou fazer apologia ao crime, seu comentário sera apagado e o você será denunciado às autoridades competentes.
5.Apesar de ser permitido, desaconselhamos o anonimato. Preencha os campos adequadamente e comente se identificando. Se vc fornecer um email, podemos responder de forma privada, caso necessário. Pense com ética.

Postagens mais visitadas deste blog

Cuia Furada

Pólvora em Chimango

Sacrifício Diário