Bíblia Ilustrada? Seus conceitos vão mudar!!!

Não é exatamente uma novidade, mas é uma novidade pra mim. Passeando pela web atrás de ilustrações bíblicas com um conceito diferenciado, acabei encontrando algo muito legal. Não apenas algumas imagens como eu queria, mas a Bíblia toda publicada como Graphic Novel em estílo Mangá!

Querendo saber mais à respeito, fui atrás das editoras, autores, procedência, qualidade do material, fidelidade aos textos bíblicos, e descobri duas iniciativas diferentes nesse contexto, ambas de excelente qualidade. Também li várias resenhas sobre os dois trabalhos em diversos sites e blogs, tanto cristãos como não cristãos. Pra variar, minha descoberta veio acompanhada de surpresa (culpa do meu otimismo) e decepção (comum ao me aproximar da gospelândia).

Surpresa? Sim, da parte dos sites seculares, elogiando uma ótima iniciativa artística. Decepção? Da parte dos sites e blogs cristãos, onde apenas em pequenos blogs onde seus donos são fãs da arte a iniciativa foi realmente compreendida. Nos demais, uma nota de rodapé num canal ou outro de "notícias", e na esmagadora maioria, o tradicional discurso evangélico dando chilique, dizendo que a técnica japonesa é do diabo e que as obras em si eram a personificação da blasfêmia e da heresia. Trágico, como 90% do que acontece nessas vertentes...

Eu tive vontade de escrever aqui sobre isso no momento em que vi a primeira imagem. E depois de ver a injustiça cometida por outros canais, só ampliou essa vontade.

Comecemos pela Bíblia em Mangá, publicada em português pela Editora JBC.


Segundo informações da própria editora disponíveis em seu site, o texto foi rigorosamente revisado e a composição ilustrada segue à risca o conteúdo bíblico. Os ilustradores são profissionais com passagem pela Marvel Comics e premiados internacionalmente, fato que já impressiona por si só.


Publicada em duas edições, uma para cada Testamento, a ideia chama a atenção e confesso que fiquei muito interessado em ter exemplares nas mãos para descobrir mais a respeito. Outra coisa que também agradou de cara foi o preço acessível, a partir de R$ 9,90, disponível naquelas boas livrarias online.

Seguindo no mesmo estilo, a Editora Vida Nova trouxe para língua portuguesa uma coleção em vários volumes de um mangá também bíblico. Disponíveis num hotsite, as graphic novels dão um show de qualidade, que você pode conferir nos wallpapers abaixo, disponíveis no site para download.






Já o preço dessa coleção é um pouco mais salgado do que a primeira, começando com o preço de R$ 33,90. Até agora foram publicadas 4 GN's em português, Motim, que fala do Gênesis e do período dos Patriarcas; Melek, como o nome já diz, o período seguinte, culminando na história dos Reis de Israel; Logo em seguida, Messias, que dispensa apresentações; e Metamorfose, cobrindo o período de Atos dos Apóstolos.


Em inglês já está disponível o próximo número "Mensageiros" que é a sequencia de Melek e conta a história do período dos Profetas.

Um pouco mais inovadora foi a iniciativa da The Jesus Film Project, ainda que tomando o mesmo barco, levou a inspiração dos desenhos orientais às telas numa animação espetacular chamada "My Last Day", que você pode assistir abaixo na íntegra!



Outras iniciativas na área da animação já vinham sendo tentadas há muitos anos, mas parece que só agora temos a combinação ideal (ou o início disso) para produzir conteúdo com um nível realmente alto em termos de criatividade, inovação e tecnologia.

Que essa semente germine, e cresça muito! Precisamos não apenas de "ferramentas de evangelismo" -  apelido carinhoso que muitos sites gospel puseram nessa expressão de arte para torná-la palatável ao seu público - mas também de entretenimento sadio e de qualidade!

Ler a Bíblia sempre foi um prazer, agora pode também ser uma excelente diversão, que nos coloca o tempo todo em contato com o Senhor e a verdade, sabedoria e unção da Sua Palavra. E nos expõe de todas as maneiras ao agir de Seu Santo Espírito.

Have fun!

Juliano G. Leal
MARP/MRM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuia Furada

Pólvora em Chimango

Sacrifício Diário