Agite-se antes de beber
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor elaborou um estudo e iniciou uma campanha para conscientização da população para tomar cuidado com o consumo dos chamados "néctares" e demais "sucos de caixinha", intitulada "Agite-se antes de beber".
A pesquisa publicada pelo IDEC em fevereiro de 2014, afirma que o "teste com 31 amostras de néctar identifica que 10 delas não têm a quantidade mínima de polpa ou suco de fruta exigida por lei. Além disso, a maioria das bebidas contém doses exageradas de açúcar".
O site especial do projeto contém um farto material informativo que vai desde dicas de alimentação saudável até ferramentas na lei para exigirmos melhorias na apresentação das informações nos rótulos.
Para divulgar a campanha e conscientizar a população (principalmente as crianças, que são o consumidor mais exposto à esses produtos), o IDEC produziu o vídeo abaixo:
Outro vídeo (sugerido no site do "Agite-se"), mostra na prática a diferença entre o suco natural e o suco industrializado.
Digno de nota é o artigo que alerta quanto aos corantes e aditivos que são utilizados nessas bebidas e em outros produtos industrializados. Muitos dos quais sendo inclusive proibidos e banidos em outros países por causarem sérios danos à saúde.
Transtornos ambientais também estão entre os reflexos dessa indústria, com destaque para a reciclagem ineficiente e o sucateamento da agricultura familiar, entre muitos outros.
Transtornos ambientais também estão entre os reflexos dessa indústria, com destaque para a reciclagem ineficiente e o sucateamento da agricultura familiar, entre muitos outros.
Fica o alerta para que aprendamos e nos esforcemos para ter uma alimentação sempre mais saudável e combatermos esse comportamento devastador/predador, que promove o lucro acima e às custas de todo o resto.
Juliano G. Leal
MARP
Comentários
Postar um comentário
1.Ao comentar, seja educado. Faça com os outros o que você esperaria que fizessem com você. Mt. 7:12.
2.Seremos implacáveis ao responder quem agir de modo inadequado.
3. Devido a implicações legais que tem atribuído aos autores dos blogs responsabilidade pelos comentários como coniventes com as opiniões expostas, se crermos que essa opinião nos põe em risco ou nos ofende diretamente, o comentário será arquivado e removido da página.
4.Se você divulgar um blog, site ou endereço da web que contiver vírus, conteúdo impróprio ou fazer apologia ao crime, seu comentário sera apagado e o você será denunciado às autoridades competentes.
5.Apesar de ser permitido, desaconselhamos o anonimato. Preencha os campos adequadamente e comente se identificando. Se vc fornecer um email, podemos responder de forma privada, caso necessário. Pense com ética.